quinta-feira, 6 de julho de 2017

Ned Stark, o Honroso!


"Lobos gigantes à solta no reino depois de tantos anos - murmurou Hullen, o mestre dos cavalos. - Não me agrada. 
- É um sinal - disse Jory. 
O pai franziu a sobrancelha. 
- Isto é só um animal morto, Jory - disse, apesar de parecer perturbado. A neve rangia sob seus pés enquanto passeava ao redor do corpo. - Sabemos o que a matou? 
- Há qualquer coisa na garganta - disse Robb, orgulhoso de ter encontrado a resposta mesmo antes de o pai ter perguntado. - Ali, por baixo da mandíbula. 
O pai ajoelhou-se e tateou sob a cabeça do animal. Deu um puxão e ergueu a coisa para que todos a vissem. Trinta centímetros de um chifre estilhaçado de veado, com as pontas partidas, todo vermelho de sangue. 
Um silêncio súbito caiu sobre o grupo. Os homens olharam inquietos para o corno, mas ninguém se atreveu a falar. Mesmo Bran pressentia seu medo, embora não compreendesse. 
O pai atirou o chifre para o lado e limpou as mãos na neve. 
- Surpreende-me que ela tenha vivido tempo suficiente para parir - disse, e sua voz quebrou o encantamento. 
- Talvez não tenha - disse Jory. - Ouvi histórias... talvez a loba já estivesse morta quando os filhotes chegaram." 
Bran I, A Guerra dos Tronos.
"Gostaria de poder fazer isso - disse Catelyn. - A carta trazia outras notícias. O rei viaja para Winterfell à sua procura. 
Ned precisou de um momento para ver o sentido daquelas palavras, mas, quando as compreendeu, a escuridão abandonou seus olhos. 
- Robert vem para cá? - quando ela anuiu, um sorriso abriu-se no seu rosto. 
Catelyn desejou poder compartilhar da alegria do marido. 
Mas ouvira o que se dizia pelos pátios; um lobo gigante morto na neve, com um chifre partido na garganta. O terror retorcia-se no seu interior como uma serpente, mas forçou-se a sorrir para aquele homem que amava, aquele homem que não punha fé alguma nos sinais." Catelyn I, A Guerra dos Tronos.
Catelyn Tully pode ter sido julgada por muitos durante toda a saga, contudo não podemos deixar de lembrar que ela é uma dentre os poucos que consegue interpretar a mensagem subliminar que existia na forma da Loba Gigante, mãe da ninhada dos de lobos das crianças Stark. 
A fé de Catelyn aos sete deuses sempre foi bastante explorada na história. Quando vai se encontrar com Ned no Bosque Sagrado para dar a notícia sobre a morte de Jon Arryn e a chegada do Rei Robert Baratheon, ela não deixa de lembrar da mãe dos filhotes, e como sua morte parecia uma mensagem clara: um Lobo morto pelo chifre de um veado, enterrado em sua garganta.
Talvez, isso tenha passado despercebido por muitos ao ler o segundo POV do primeiro livro da Saga, contudo ao decorrer da história vemos que, infelizmente, a intuição de Cat estava certa de alguma forma, mesmo ela achando que o responsável pela morte de seu marido ou o mal a sua família viria através, do velho amigo de Eddard: Robert Baratheon.
Dependendo do ponto de vista podemos dizer sim, que Robert foi o causador de tudo que aconteceu aos Starks e, então Catelyn não estaria equivocada. Ao oferecer o cargo de Mão do Rei a Ned Stark, Robert dá início a uma sequência de fatos, mesmo que inconscientemente, que levaria de fato a mostrar que a mensagem que enviada através da morte da loba gigante pelo chifre do veado, estava mais que correta, e que foi uma espécie de aviso subliminar. Ele envia a ninhada para os herdeiros Starks com a intenção de descobrir qual dentre eles era o Vidente Verde que procurava, por isso um Lobo para cada criança, incluindo o filho ilegítimo, que também possuía o sangue dos Starks e dos Primeiros Homens correndo em suas veias.
"- Penso que compreende. E se compreende, é o único, meu velho amigo - sorriu. - Lorde Eddard Stark, é meu desejo nomeá-lo a Mão do Rei.
Ned caiu sobre um joelho. A oferta não o surpreendera; que outra razão teria Robert para viajar até tão longe? A Mão do Rei era o segundo homem mais poderoso nos Sete Reinos. 
Falava com a voz do rei, comandava seus exércitos, esboçava suas leis. Por vezes até se sentava no Trono de Ferro para fazer a justiça do rei, quando este se encontrava ausente, ou doente, ou indisposto de outra maneira qualquer. Robert agora oferecia uma responsabilidade tão grande quanto o próprio reino. Era a última coisa no mundo que desejava. 
- Vossa Graça, não sou merecedor de tal honra. Robert grunhiu com uma impaciência bem-humorada." 
[...]
- Sim, sim, claro, conta a Catelyn, durma sobre o assunto se for preciso - o rei estendeu a mão, agarrou a de Ned e puxou-o rudemente, pondo-o em pé. - Basta que não me deixe à espera tempo demais. Não sou o mais paciente dos homens. 
Por um momento Eddard Stark sentiu-se atacado por uma terrível sensação de mau presságio. Aquele era seu lugar, ali no Norte. Olhou as figuras de pedra que o rodeavam, inspirou profundamente no silêncio gelado da cripta. Conseguia sentir os olhos dos mortos. Sabia que todos eles escutavam. E o inverno estava a caminho."
Eddard I, A Guerra dos Tronos.
Após ouvir nas criptas o pedido de Robert, Ned sente um mau presságio, como a passagem acima deixa claro, contudo como sua mulher mesmo diz, ele não leva em consideração os sinais. Conseguimos perceber que após sentir aquela premonição Ned não tem mais sossego, até então decidir que não iria para Porto Real servir ao Rei como Mão, mas que permaneceria em Winterfell, no seu lugar, continuando a servir como o Protetor do Norte.
"- Vou dizer-lhe que não - disse Ned quando se voltou de novo para ela. Tinha os olhos assombrados por fantasmas e a voz espessa de dúvidas.
Catelyn sentou-se na cama.
- Não pode. Não deve.
- Meus deveres estão aqui no Norte. Não tenho nenhum desejo de ser a Mão de Robert.
- Ele não o compreenderá. E agora um rei, e os reis não são como os outros homens. Se se recusar a servi-lo, ele quererá saber por que, e mais cedo ou mais tarde começará a suspeitar de que se opõe a ele. Não vê o perigo em que nos colocaria?
Ned abanou a cabeça, recusando-se a acreditar.
- Robert nunca me faria mal, nem a nenhum dos meus. Éramos mais próximos que irmãos. Ele me adora. Se lhe disser que não, ele rugirá, praguejará e estrondeará, e uma semana mais tarde estaremos juntos a rir do assunto. Conheço o homem!
- Conhece o homem - disse ela. - O rei é um estranho para você - Catelyn recordava o lobo gigante morto na neve, com o chifre quebrado profundamente alojado na garganta. Tinha de fazê-lo compreender. - O orgulho é tudo para um rei, meu senhor. Robert percorreu toda esta distância para vê-lo, para lhe trazer estas grandes honrarias, não pode atirá-las à cara.
- Honrarias? - Ned soltou uma gargalhada amarga.
- Aos seus olhos, sim - disse ela.
- E aos seus?
- Aos meus também - exclamou ela, agora zangada.
[...]príncipe da coroa e herdeiro do Trono de Ferro. E eu só tinha doze anos quando meu pai me prometeu ao seu irmão Brandon. 
Aquilo trouxe um trejeito amargo aos lábios de Ned.
Brandon. Sim. Brandon saberia o que fazer. Sabia sempre.
Tudo estava destinado a Brandon. Você, Winterfell, tudo. Ele nasceu para ser Mão do Rei e pai de rainhas. Eu nunca pedi para que este cálice me fosse transmitido.
- Talvez não - disse Catelyn -, mas Brandon está morto, o cálice foi transmitido, e agora você deve beber dele, goste ou não.
Ned virou-lhe as costas, devolvendo o olhar à noite. E ficou observando talvez a lua e as estrelas, talvez as sentinelas na 
muralha." 
Catelyn II, A Guerra dos Tronos.
Porém ao anunciar sua decisão a esposa acaba encontrando uma resistência à sua escolha e um incentivo à mudar de idéia e aceitar o que lhe fora proposto. Catelyn, infelizmente, embora tenha notado a mensagem que a loba gigante trazia, interpreta erroneamente o que isso queria dizer. Ela deduz que se Eddard não aceitar a proposta de Robert, acontecerá com o marido o mesmo que houve com a Loba, será morto pelo Veado, que acreditava ser Robert. E após a carta enviada por Lysa acusando os Lannisters pela morte de Jon Arryn, ela conclui de vez que Ned não pode ficar parado ali em Winterfell enquanto há uma conspiração contra ao Rei Baratheon. E com isso, sem o menor conhecimento das tramas e armações por de trás dessa informação, acaba empurrando o Lobo direto para a boca do Leão, que está disfarçado de Veado, de onde ele jamais voltará vivo e nunca mais sentirá o frio do Inverno novamente e não verá e nem tocará mais, a neve que tanto amava.
Robert morre antes de Ned, contudo a sentença do Lorde Stark já estava assinada há muito, podemos dizer que foi no momento em que diz sim ao Rei e sua proposta e não se lembra e nem leva em consideração seu próprio comentário, àquele sobre como a Loba sobreviveu por algum tempo ainda mesmo com o chifre de Veado enterrado em sua cabeça, dando luz aos 6 filhotes. Esses filhotes podem ser vistos como uma bênção e destinados à proteger os herdeiros do Protetor do Norte, pela maneira tão cheia de simbolismo que envolvia a morte da progenitora.
O fardo de Mão do Rei para Ned se prova ser um dos deveres que não lhe trouxeram nenhuma alegria. Ele o faz seguindo o conselho da esposa, que insiste que ele aceite o cargo oferecido, com medo do Rei se voltar contra ele. Ned e Robert batem de frente algumas vezes, por desacordo em suas decisões. A Honra do Stark nunca lhe permitiria agir de forma negligente como o Rei Baratheon vinha fazendo e durante seu tempo como Mão isso se mostrou claro em certas ocasiões, porém nada que cortasse o laço de amizade entre os dois.
Em meio a tanta trama e caos na Capital, Ned Stark se vê no emaranhado do Jogo dos Tronos, do qual não fazia parte, mas que sua honradez e dignidade não lhe deixavam abandonar o barco. Ele tenta agir da forma mais discreta e íntegra ao contar a Cersei sobre a descoberta sobre seus 3 filhos bastardos, oriundos do incesto com Jaime Lannister. E mesmo Robert decretando, em seu leito de morte, que Ned fosse o Regente de seu primogênito, Joffrey Baratheon, Cersei, a Rainha Mãe, consegue virar o jogo e atribuir a Eddard um fardo que nunca lhe pertenceu: o de traidor. Traidror que jamais foi. Que abandonou seu lar, contra sua vontade, para servir a seu melhor amigo.
Sabemos que após ele ser preso e esperar por seu julgamento, Sansa, sua filha mais velha, implora para que a vida de seu pai seja poupada pelo novo Rei e seu futuro esposo, Joffrey I Baratheon. Ele aceita o pedido de sua prometida, contudo pede para que Eddard retire as acusações de que é um filho bastardo. O que Sansa consegue convencer o pai a fazer, não por si mesmo ou por sua vida, mas pela vida e proteção das filhas que estão na mão dos Lannisters, ele acreditava que Arya também estivesse sobre os "cuidados" de Cersei.
Ao escolher as filhas protegidas e suas vidas intactadas, Ned se transforma aos olhos de Westeros. Joffrey faz com que o homem mais honrado dos Sete Reinos, abra mão de sua conhecer Honra por meio de chantagens. Mas como diria Meistre Aemon: "O que é honra comparado ao amor?"
E é o amor por suas filhas que faz com que Ned aceite abrir mão daquilo que sempre prezou e teve orgulho em ser: um homem de Honra e Palavra. Não temia em morrer e nem desejava mais uns anos vida, mas tinha um dever e cumpriu: o dever de pai. Aquele que torna tudo insignificante e que faz até o mais honrado abdicar as suas crenças e virtudes por um bem maior: o bem-estar de seus filhos.
Eddard Stark, o Lobo Silencioso, cumpre sua palavra para com Joffrey e confessa tudo que nunca fez além de desmentir sobre sua paternidade, contudo Joffrey não honra o sobrenome que leva, Baratheon, e nem o sangue Lannister que corre em suas veias, e decreta a morte do Senhor Protetor do Sul por um carrasco, e assim Ned é decapitado por sua própria espada, Gelo.
Joffrey pode não ser um Baratheon, por não ser filho nem legítimo Robert e sim de Jaime Lannister, porém sua coroa advém de seu sobrenome, e seu sobrenome é Baratheon, àqueles que tem em seus estandartes O Veado Coroado representando sua Casa. Logo, podemos dizer que a morte do Lobo foi sim provocada pelo o Veado, o que reafirma os sinais deixados pelo escritor, que a forma como a loba gigante morreu não era uma simples coincidência. E que trazia consigo algo mais do que prever a desgraça sobre os Starks provocada pelos desejos de Robert, mas também a morte do Patriarca Stark pelo o herdeiro Baratheon, que não é nada mais que um Lannister e que acabou provando que nem "Sempre um Lannister paga suas dívidas."
Será que Catelyn de alguma forma, ao incentivar e influenciar seu marido a sair de Winterfell, lugar que ela nunca adotou de verdade como seu lar, tem alguma influência com o que acabou acontecendo a seu marido e consequentemente a cada de seus filhos?

Por: Thatiane #WoWBr